22.10.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Foto: José Hevia / Cortesia Acid House)

Acid House: um conceito que conecta criatividade e negócios

calendar-blank-line
22.10.2021
Nasce em Barcelona a Acid House. Um hub criativo com conceito inovador localizado no bairro Poblenou. Conheça mais detalhes desse espaço!
minutos de leitura

A Acid House é uma iniciativa da Folch Studio, estúdio especializado em estratégia, narrativa e design e a arquitetura idealizada pelo estúdio Arquitectura-G em colaboração com a paisagista Esther Ribas.

Em total sinergia nasceu um espaço localizado no bairro Poblenou em Barcelona, que une educação, criatividade e negócios. 

Entrada principal da Acid House projetada pela Arquitectura-G (Foto: José Hevia / Cortesia Acid House)

O lugar visa ser um centro criativo que cria conexões no âmbito do design e da criatividade. Um hub criativo tanto para empresas quanto para estudantes, trazendo espaços para workshops, conferências, coworking e galeria de arte.

A Acid House também possui outros importantes parceiros como: o apoio da Adidas; a Elisava, renomada escola de design de Barcelona Nomad Coffee; OFFF Barcelona; e a Vice Media, empresa especializada em comunicação e criação de conteúdo digital.  (Conheça algumas cafeterias descontraídas por Barcelona, incluindo a Nomad Coffee aqui). 

A estrutura da antiga fábrica foi mantida, mas pintada inteiramente de branco para ampliar e conectar os espaços da Acid House (Foto: José Hevia / Cortesia Acid House)

A Acid também forma parte de um grupo de trabalho chamado Clúster Barcelona Criativa, que foi desenvolvido para promover o Turismo e as Indústrias Criativas na Prefeitura de Barcelona e articulado pelo Museu de Design de Barcelona (DHUB).

Além disso, tem o apoio do Poblenou Design District, que ajuda a impulsionar a comunidade criativa e cultural do bairro e posicionar-se como centro e referência de criatividade, design e cultura na cidade. 

O espaço criativo conta com 500 metros quadrados no bairro Poblenou, um bairro industrial que vem sendo revitalizado em Barcelona e tornou-se hub tecnológico e criativo. Hoje em dia abriga sede das várias importantes empresas, como HP e Amazon e também vários estúdios de arte e design. Cenário perfeito para agregar o Acid House no portfólio do bairro. 

A vegetação verde, colaboração da paisagista Esther Ribas, traz cores e aconchego para dentro da Acid House (Foto: José Hevia / Cortesia Acid House)

O espaço está distribuído em uma área para educação, workshops e conferências, uma vitrine que destaca exposições de arte e outras iniciativas de colaboradores visivelmente pela rua, um espaço de negócios para empresas e criação e um cantinho com a cafeteria Nomad Coffee. 

O local foi reformado e o projeto concebido pelo estúdio Arquitectura-G, que transformou uma antiga e pequena fábrica neste mais novo centro criativo. A configuração preexistente da anterior fábrica foi mantida.

A cor branca e espaços amplos são conceitos-chave para a reestruturação do projeto arquitetônico.Com o objetivo de unificar os espaços e trazer mais claridade, todos os diversos materiais e texturas da anterior fábrica foram pintados de branco. 

O edifício está projetado de uma forma que os ambientes são flexíveis e adaptáveis para diferentes eventos e funções.

Ainda apoiando-se sobre esse conceito de flexibilidade, o mobiliário dentro do interior são móveis, como mesas e escadas-arquibancadas, facilitando a adaptação do espaço conforme a função e evento que acontece ali. 

Mobiliário móvel facilita a adaptação dos espaços para as diferentes funções e eventos que acontecem na Acid House (Foto: José Hevia / Cortesia Acid House)

 A vegetação verde escolhida traz um toque de cor e aconchego aos espaços amplos e também servem de divisor de ambientes, como o fechamento de uma sala de reuniões, por exemplo. 

Por meio de ambiente descontraído, flexível e que dá asas a criatividade de quem está ali dentro, a Acid House visa ser um grande conector na cidade entre o negócio e o entorno criativo e um importante hub na cidade de Barcelona. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Acid House: um conceito que conecta criativid...

Acid House: um conceito que conecta criatividade e negócios

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies