26.06.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Como transformar uma simples ótica em uma marca cool como Ace & Tate

calendar-blank-line
26.06.2020
Longe de ser uma ótica comum, nem uma simples loja que vende óculos de sol, a Ace & Tate nasceu para inovar esse mercado na Europa. Confira aqui por quê.
minutos de leitura

Descobri a marca Ace & Tate andando pelas ruas de Rotterdam em meados de 2017. E o que mais me chamou atenção nela foi a experiência que promove para o consumidor, transformando o conceito das óticas comuns.

Ace & Tate não é apenas uma loja de óculos e nem uma simples ótica na esquina da sua casa. É a junção das duas, com um conceito muito mais inovador e acessível.

A marca nasceu na Holanda - naquela época da descoberta haviam apenas pouquíssimas lojas na Holanda e na Bélgica. Hoje em dia possui um total de 59 lojas, estendendo-se por esses dois países e abrindo portas também na Alemanha, Suíça, Dinamarca, Suécia, Espanha, Áustria e Irlanda.

Cada loja possui um design diferente, criando um ambiente de curiosidade e experiência para o consumidor. Diferentes das óticas comuns: sóbrias e discretas, o retail design da Ace & Tate é moderno e alegre, com a adição de cores, expositores diferenciados e ambientes iluminados.

Ace & TateInterior da loja de Edinhoven com as estruturas metálicas perfuradas cinza e vermelho
Interior da loja de Edinhoven com as estruturas metálicas perfuradas cinza e vermelho (Foto por Wouter van der Sar. / Courtesy Ace&Tate)

Estruturas metálicas pintadas são usadas em todas as lojas como divisores de espaços e expositores. Na loja de Amsterdam esses painéis são de cor azul e laranja com um pouco de transparência. Já a loja de Edinhoven, esses painéis são feitos de uma malha metálica perfurada em tons cinza e vermelho. Para Copenhague, a estrutura metálica é apenas de perfil quadrado pintado em azul royal que também serve de visual merchandising para as vitrines. Em geral, as lojas possuem um toque "pop", como também na cidade de Maastritch, onde vemos desenhos coloridos revestindo as paredes.

Além de poder ver e experimentar toda a coleção nas lojas, os clientes podem fazer um teste de visão gratuito e ter uma consultoria pessoal de estilo. Experiência digital também é incluída nos pontos de venda melhorando a experiência de compras, diferenciando-as das óticas comuns.

Ace & Tate - Interior da loja de Copenhagem também com muita aplicação de cores fortes no interior
Interior da loja de Copenhagem também com muita aplicação de cores fortes no interior (Foto por Wouter van der Sar. / Courtesy Ace&Tate)

A visão da marca é oferecer uma gama completa de armações de qualidade a preços acessíveis, para que os clientes possam estar atualizando seu design continuamente e combiná-los para diferentes tipos de ocasiões e estilos favoritos (seja a armação para óculos de grau ou de sol).

Em todos as lentes são adicionados os três principais protetores: proteção ultravioleta (UV), que protege contra os raios solares; antirreflexo possibilitando a melhor visão através dos óculos; e antirrisco, protegendo e aumentando a vida das lentes.

Os óculos são desenhados pela própria equipe de designers da Ace & Tate no Head Quarters em Amsterdam. Após definir o design e estilo, são procurados os melhores materiais e técnicas de produção com o objetivo de ter o melhor custo-benefício, ganhando em qualidade e mantendo a estética dos produtos.

Ace & Tate - Interior da loja de Masstritsch incorpora arte "pop" na decoração de interiores
Interior da loja de Masstritsch incorpora arte "pop" na decoração de interiores (Foto por Wouter van der Sar. / Courtesy Ace&Tate)

Diferentes de outras cadeias e marcas de óculos, a Ace & Tate possui somente dois processos: design e produção, vendendo diretamente nas suas lojas próprias. Esse é o segredo de ter um produto de qualidade e design com preço acessível. Outras marcas, por exemplo, possuem mais processos no meio da criação até a venda: passam por aprovações e políticas de licenças, além de negociações com óticas e varejistas secundários.

A conta é simples: quanto mais processos, mais taxas são adicionadas ao preço final, deixando o produto mais custoso para o consumidor. O principal lema da Ace & Tate é que você paga somente pelo design e qualidade. Nada mais.

Ace & Tate - Mesa com interação digital como experiência para o consumidor na loja de Amsterdam, no bairro Pjip
Mesa com interação digital como experiência para o consumidor na loja de Amsterdam, no bairro Pjip (Foto por Wouter van der Sar. / Courtesy Ace&Tate)

Ace & Tate está longe de ser uma ótica comum e também não se encaixa em qualquer outro conceito existente de simples loja que vende óculos de sol. Além de ter um produto inovador, apresentar serviços adicionais ao consumidor, acrescentando "digital experience" e pensando em cada detalhe e decoração das lojas. E você? Concorda que eles por dentro das tendências de retail para a nova década?

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como transformar uma simples ótica em uma ma...

Como transformar uma simples ótica em uma marca cool como Ace & Tate

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies