01.11.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

5 programas para fazer em São Paulo em novembro

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.11.2019
Um curso de design de interiores atrai profissionais de arquitetura à capital paulista. Veja também sugestões de exposição e loja para visitar e lugares para comer e beber.
minutos de leitura

1 Home Design por Casa Vogue 

Após o sucesso de seu curso em parceria com o IED – Istituto Europeo di Design, a Casa Vogue lança uma segunda edição de Home Design. O curso de uma semana é voltado para profissionais, estudantes e interessados nas áreas de arquitetura e design de interiores residenciais. Fugindo do formato acadêmico tradicional, a Casa Vogue convida profissionais relevantes do mercado para palestras e mesas redondas, além de uma visita externa conduzida pela equipe da revista.

Nesta edição, os palestrantes convidados são: Adriana Frattini, diretora de estilo da Casa Vogue; Guilherme Amorozo, redator-chefe da Casa Vogue; Marina Linhares, arquiteta; Daniela Penteado, da WGSN; Ruy Ohtake, arquiteto; e Guto Índio da Costa, designer. Os temas discutidos serão macrotendências, iluminação, cores, sustentabilidade e mercado.

Entre os temas do curso Home Design, estão sustentabilidade e mercado (Foto: divulgação Casa Vogue)
Entre os temas do curso Home Design, estão sustentabilidade e mercado (Foto: divulgação Casa Vogue)

SERVIÇO

Período: 4 a 9 de novembro
Horários: segunda a sexta, das 19h às 22h30; sábado, das 9h às 18h30
Localização: Rua Maranhão, 167, Higienópolis
Valor: R$ 3.840
Dica: As vagas são limitadas e é preciso se inscrever no site do IED. Se você tem interesse nesse badalado curso de atualização, corra!

2 Cildo Meireles no Sesc Pompeia

Cildo Meireles é um dos mais relevantes artistas brasileiros vivos. Ele é homenageado na exposição Entrevendo, a maior do artista já realizada na América Latina, com 150 obras desde 1960 até os dias atuais, em diferentes linguagens artísticas e meios de expressão, como instalações, desenho, escultura, pintura, trabalhos sonoros e performances. Muitas das obras nunca foram montadas no Brasil, ou foram somente há muito tempo. Assim, é uma chance imperdível para o público mais jovem conhecer Cildo Meireles. Os jogos semânticos são caros ao artista, que engaja o público e ao mesmo tempo o envolve em diversas possibilidades de experiência.

O Sesc Pompeia é conhecido por promover exposições grandiosas. Atraíram grande público os 100 anos da Bauhaus em 2018 e Marina Abramovic em 2015. As exposições de alta qualidade, como é o caso de Entrevendo agora, são ótimas oportunidades para conhecer essa importante obra da arquitetura de São Paulo. O Sesc Pompeia tem assinatura de Lina Bo Bardi. Inaugurado em 1982, é da fase mais tardia da arquiteta, quando ela já havia passado a entender a arquitetura de forma mais colaborativa. O resultado é um centro cultural com características singulares, que todo profissional de arquitetura deveria conhecer.

São Paulo em novembro 2019
Cildo Meireles, Entrevendo, 1970-1994. Essa é a obra que dá noma à exposição no Sesc Pompeia (Foto: divulgação Sesc Pompeia)

SERVIÇO

Período: 26 setembro a 2 de fevereiro
Horários: terça a sábado, das 10h às 21h30; domingo, das 10h às 19h30
Localização: Rua Clélia, 93, Água Branca
Entrada: gratuita
Dica: O Sesc Pompeia fica em uma região não tão turística ou central, mas muito querida na Zona Oeste. Vale aproveitar para conhecer também o Parque da Água Branca, um verdadeiro reduto rural em São Paulo, com animais soltos e feira de orgânicos nos finais de semana, que oferece café da manhã natural.

3 Herança Cultural Design Art Gallery

Uma das galerias de design brasileiro mais tradicionais de São Paulo, a Herança Cultural abriu uma nova unidade, dedicada a peças únicas ou de séries limitadas. O espaço traz cerca de 50 móveis icônicos de nomes como Ricardo Fasanello, Lucas Takaoka e Gisele Simas, além de lançamentos exclusivos de Arthur Casas e Ronald Sasson. A Design Art Gallery fica ao lado do galpão original, que tem em seu portfólio peças de designers como Inês Schertel, Jorge Zalszupin, Oscar Niemeyer, Rodrigo Ohtake, Sergio Rodrigues, Zanine Caldas e Zanini de Zanine. Vale visitar as duas unidades para ver exemplares originais do design brasileiro moderno e contemporâneo.

São Paulo em novembro 2019
Novo showroom da Herança Cultural (Foto: divulgação)

SERVIÇO

Horários: segunda a sexta, das 10h às 18h; sábado com hora marcada
Localização: Rua Antônio de Mariz, 131 e 145, Alto da Lapa
Entrada: gratuita
Dica: O Alto da Lapa não é um bairro tão central ou turístico, nem tem fácil acesso por transporte público. É preciso ir de carro ou uber.

4 World’s Best Bar

O prestigiado ranking dos 100 melhores bares do mundo elegeu três no Brasil, todos em São Paulo: Frank Bar, na 96ª posição; SubAstor, na 51ª; e Guilhotina, na 15ª. O primeiro fica localizado no sofisticado Hotel Maksoud Plaza. Já os outros dois estão no bairro Vila Madalena, conhecido pela vida boêmia. O Guilhotina surpreendeu pela excelente posição no ranking, após ter ocupado o 71º lugar no ano passado. É a primeira vez que um bar brasileiro fica no top 50. Em comum entre os três bares estão os excelentes drinks – vale conhecer todos eles!

SERVIÇO

Frank Bar

Horários: segunda a quarta, das 18h à 1h; quinta e sexta, das 18h às 2h; sábado, das 18h às 0h
Localização: Rua São Carlos do Pinhal, 424, Bela Vista
Dica: O bar fica no lobby do hotel.

SubAstor

Horários: terça a quinta, das 19h30 às 2h; sexta e sábado, das 19h30 às 3h
Localização: Rua Delfina, 163, Vila Madalena
Dica: O SubAstor fica embaixo de outro bar, o Astor. É preciso atravessas as cortinas de veludo e descer as escadas.

Guilhotina

Horários: terça a sábado, das 18h à 1h
Localização: Rua Costa Carvalho, 84, Pinheiros
Dica: Vale sentar no balcão e embarcar nas recomendações dos bartenders.

5 Guloseimas em grandes produções

McDonald’s e KitKat são marcas gringas de guloseimas que fazem muito sucesso no Brasil. Ambas estão com projetos em São Paulo que valem a visita – tanto pelos espaços instagramáveis, quanto para sair da dieta em grande estilo. O McDonald’s abriu sua milésima unidade no Brasil em um casarão na Avenida Paulista. A arquitetura neoclássica da década de 1940 recebeu projeto do arquiteto australiano Mark Landini, também responsável pelo McDonald’s da Times Square, em Nova York. Batizado de Méqui 1000, traz experiências imersivas e tecnologias, como a esteira de 15 metros que leva os lanches. 

São Paulo em novembro 2019
McDonald's em super produção, na Avenida Paulista (Foto: divulgação)

A Nestlé, por sua vez, abriu uma loja do KitKat, seu chocolate mais vendido no mundo, no Shopping Morumbi. A KitKat Chocolatory já existia em Tóquio, Melbourne, Londres e Toronto. Essa é a primeira unidade na América Latina. É possível criar o próprio chocolate, escolhendo recheios e coberturas. O vermelho da marca está presente em todo o design de interiores.

SERVIÇO

Méqui 1000

Horários: segunda a domingo, 24h
Localização: Avenida Paulista, 1.811, Bela Vista
Dica: Desde a abertura, tem havido filas, inclusive de madrugada. Melhor evitar os horários de refeições, como a hora do almoço.

KitKat Chocolatory

Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h
Localização: Av. Roque Petroni Júnior, 1.089, Jardim das Acácias
Dica: A loja fica no piso térreo do Shopping Morumbi.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

5 programas para fazer em São Paulo em novem...

5 programas para fazer em São Paulo em novembro

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies