29.08.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Por dentro do 3 World Trade Center: tudo sobre a nova construção

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.08.2018
Outro exemplar entre as torres mais famosas da atualidade ficou pronto. Se você ainda não conferiu os detalhes da obra, fique conosco para se manter informado!
minutos de leitura

O 3 World Trade Center pertence ao complexo instalado no local onde ficavam as antigas Torres Gêmeas do WTC em Lower Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos.

Mais de dez anos após o atentado que chocou o mundo em 11 de setembro de 2001, a cidade começou a receber novas construções.

A primeira edificação, conhecida como One World Trade Center (ou Torre da Liberdade) foi inaugurada em 2014 e era considerada a mais alta do hemisfério Ocidental. Há outros prédios inclusos no conjunto, como o 2 World Trade Center e o Hub de Transporte, de Santiago Calatrava.

Neste post, você vai conhecer a penúltima torre do complexo inaugurada em Nova Iorque. Acompanhe para conferir os principais detalhes da obra!

Por dentro do 3 World Trade Center

Pertencente ao WTC Master Plan do arquiteto Daniel Libeskind, o 3 World Trade Center foi projetado pelo escritório Rogers Stirk Harbour + Partners e construído pela Silverstein Properties Inc. A abertura ao público aconteceu no dia 11 de junho de 2018.

O edifício tem 330 metros de altura e se localiza em frente ao Centro Cultural e Memorial do WTC. Ele é conectado pelas ruas Church e Greenwich, ficando próximo do Liberty Park, um elevado que incrementa ainda mais o centro financeiro de Nova Iorque.

O terreno sobre o qual foi erguido pertence à autoridade portuária da cidade. O acesso ao interior acontece por meio de um saguão dividido em três partes (19 metros de altura) e que direciona para 80 andares, dos quais cinco são de varejo e cinco são comerciais.

Acima disso estão os pavimentos de escritórios, que totalizam 195 mil metros quadrados. Há três terraços na torre: nos andares 17, 60 e 76, sendo os dois superiores de propriedade privada de empresas. O 76 é o pátio de escritório ao ar livre mais alto de Manhattan.

Veja outras curiosidades:

  • o prédio tem um dispositivo robótico para fazer a lavagem e manutenção das grandes janelas retangulares. A máquina fica sobre uma pista que circunda o telhado e alcança todas as fachadas;
  • é o primeiro local a usar telas de orientação digital nos corredores e escadarias para melhorar a experiência dos usuários;
  • é o único edifício com parede de rede de cabos de três lados e a receber exterior de vidro aquecido.

Características da nova construção

O 3 World Trade Center foi construído utilizando sistemas de tecnologia bastante avançados. Carlos Valverde, vice-presidente da Silverstein Properties, afirmou à Folha de S.Paulo que os prédios que fazem parte do atual complexo não têm a mesma fragilidade apresentada pelas edificações anteriores. 

Forma

O volume do prédio é reduzido à medida que sua estrutura sobe. O recuo que ocorre nas extremidades (partindo do centro ao topo) acentua a verticalidade da construção. É possível visualizar algumas plantas, croquis e perspectivas no site do escritório que fez o projeto.

Estrutura

A torre consiste em um núcleo de concreto armado coberto por uma estrutura metálica aparente (o que ajuda a dar escala humana às texturas da fachada). Esta funciona a partir de um sistema de contraventamento em forma de K.

A existência de elementos de transmissão de cargas diagonais possibilita que não haja pilares no centro dos pavimentos.

O resultado são vistas panorâmicas da cidade e ambientes mais abertos — valorizados por empresas de ponta e da área de negócios, tecnologia, publicidade, finanças e serviços jurídicos.

Fachada

É composta por cortinas de vidro reflexivo (dez mil painéis) e aço inoxidável da base até o topo. Na face oeste, a superfície recebe o sol da tarde com todas as suas cores e intensidades, compondo jogos de luz e sombra que mudam de posição ao longo do dia.

Materiais

O edifício traz diferentes materiais, mas o saguão do 3 World Trade Center talvez seja o espaço que mais se destaca pela mistura. Ele tem amplas paredes de vidro, piso de granito cinza da Sardenha, detalhes em granito preto e superfícies brancas.

Sobre Rogers Stirk Harbour + Partners

O escritório responsável pelo 3 World Trade Center foi fundado em 1977 por Richard Rogers, arquiteto ítalo-britânico que já participou de diversos projetos importantes, incluindo o do Centre Pompidou. Rogers também foi vencedor do Prêmio Pritzker 2007 — maior condecoração em Arquitetura do mundo.

Com o passar do tempo, a empresa que levava apenas o nome de seu fundador passou a se chamar Rogers Stirk Harbour + Partners.

A mudança veio para valorizar as contribuições dos designers Graham Stirk e Ivan Harbour. Hoje a equipe é composta por 13 profissionais, dos quais muitos são parceiros de longa data.

Tendências: sustentabilidade e flexibilidade

Um dos desafios na construção do 3 World Trade Center era integrar uma grande torre ao entorno composto por parque, áreas abertas e outros edifícios verticais do complexo. Por isso, parte do seu design foi inspirado nas estruturas mais próximas.

Para maximizar a sustentabilidade, a equipe do escritório incorporou recursos de design verde ao edifício. O objetivo era reduzir custos e proporcionar maior economia de energia em comparação aos prédios mais antigos e tradicionais de Manhattan.

Cabe destacar que o 3 World Trade Center recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), selo de reconhecimento internacional que identifica projetos sustentáveis, eficientes e de alta performance.

Para Richard Rogers, os edifícios devem passar por alterações para que se adaptem às necessidades de cada época e para que durem mais. Ele afirmou em entrevista que sustentabilidade deve ser palavra-chave no período da história em que vivemos.

A flexibilidade é outra tendência apontada pelos profissionais envolvidos no projeto e execução da obra. Trata-se de uma demanda básica das empresas modernas, que visam aumentar a interação entre colaboradores e proporcionar ambientes de trabalho mais espaçosos, confortáveis e inspiradores.

O objetivo pode ser alcançado com a utilização de terraços ao ar livre, espaços verdes e salas amplas que se integram — sem excesso de divisórias ou de elementos estruturais que quebram a continuidade visual.

E aí? Gostou de conhecer os detalhes de uma das torres mais famosas da atualidade? Esperamos ter sanado suas principais dúvidas sobre a construção do 3 World Trade Center.

Agora, que tal aproveitar que está por aqui para cadastrar seu perfil no Archtrends Portobello? Assim poderá publicar diferentes projetos e dar visibilidade ao seu trabalho. Até a próxima!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Por dentro do 3 World Trade Center: tudo sobr...

Por dentro do 3 World Trade Center: tudo sobre a nova construção

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies