Menu
Projetos e Obras
Busca

Arquivo: Pedro Andrade

Conteúdo Colunistas

2021, eu te amo

25/01/2021

Talvez meu sentimento mais forte seja a gratidão pelos profissionais indispensáveis que permitiram que o mundo continuasse funcionando.

Ouça a matéria clicando no player abaixo:

Nunca fui supersticioso. Lembro que mandingas de Ano Novo me geravam um certo desconforto por virem atreladas a uma expectativa quase sempre abstrata e irreal. 

Desde moleque me divirto observando os rituais do dia 31 de Dezembro. Na minha família todo mundo vestia branco, comia lentilha, mastigava sete uvas, embrulhava as sementes numa cédula e carregava aquela fruta cuspida o ano todo na carteira. Acendiam vela na praia, pulavam sete ondas, brindavam o que estava por vir, faziam a contagem regressiva e… oito horas depois a vida continuava a mesma. 

O ano seguinte era ótimo para alguns, péssimo para outros, mas 2020 foi uma unanimidade. Independente de partido político, classe social ou religião, a gente concorda que os últimos doze meses foram, no mínimo, um desafio.  

Olho para trás com orgulho do nosso poder de adaptação, empreendedorismo e criatividade, mas talvez meu sentimento mais forte seja a gratidão pelos profissionais indispensáveis que permitiram que o mundo continuasse funcionando. 

Enquanto o coronavírus dominava o planeta, a gente teve o privilégio de trabalhar da nossa cama, botar o papo em dia via Zoom, assistir a séries na Netflix, fazer playlist no Spotify, praticar meditação no HeadSpace, aprender receitas com a Rita Lobo, investir na jardinagem, malhar da sala e acompanhar notícias sem pôr um pé fora de casa. A gente pedalou bicicletas que não saem do lugar, experimentou pratos novos usando aplicativos de delivery e se manteve emocionalmente conectado via FaceTime. Nosso lar nunca foi tão importante. Do dia para a noite, o escapismo dos bares, boates, cinemas e academias desapareceram. 

O valor que uma casa confortável tem nunca mais será questionado. 

É claro que ler tantas manchetes trágicas, ficar longe de quem a gente ama, se sentir enclausurado e rezar por uma vacina diariamente foi doído, mas a gente não pode reclamar. Cá estamos.

Médicos, enfermeiras, policiais, professores, funcionários de mercado, motoristas de táxi, entregadores de comida, motoboys, seguranças, porteiros, agricultores, lixeiros e tantos outros heróis foram os responsáveis pela permanência da nossa realidade. Eles, sim, merecem nosso respeito e admiração. 

2021 eu te amo
Arquivo: Pedro Andrade

Infelizmente, o sistema no qual a gente vive nem sempre é justo. Sem esses profissionais nada funciona, no entanto, eles raramente são celebrados.

Além de não terem a opção de manter o distanciamento social dentro de um ônibus, elevador ou corredor de hospital, eles acabaram com a incumbência de mostrar para o mundo que o uso de máscaras era mais que “mera frescura” ou “mimimi”. Convenhamos que, no meio de uma pandemia global, era de se esperar que pessoas em posições de poder – independente de partido – protegessem a população, entretanto, em alguns casos, a teimosia perante normas de segurança pública se tornou uma maneira de demonstrar devoção ao líder supremo. Essa postura egoísta de repente passou a representar a bandeira do culto. Política não é religião, mas, o coronavírus nos mostrou que inconsequência no topo da pirâmide não custa caro… Custa vidas.

Talvez a faceta mais cruel desse fenômeno tenha sido a politização descarada da maior crise de saúde do último século. O apego a mentiras inconsequentes por mera fome de poder teve várias interpretações, desde a vilanização da máscara e do distanciamento social até a cloroquina disfarçada de tratamento preventivo. Que fique claro: não há tratamento preventivo comprovado ainda. É fantasia.

É óbvio que há um custo emocional gigantesco que não pode ser ignorado. Saúde mental deve ser levada em consideração e milhões de pessoas sofreram – e ainda sofrem – com as consequências do enclausuramento e do constante influxo de más notícias. Com isso dito, ignorar normas de segurança, criticar o lockdown e se recusar a praticar a quarentena, nunca foi uma estratégia inteligente. 

Em 2020, vimos o melhor e o pior do ser humano. Chefs renomados alimentando a comunidade sem-teto, universitários preservando a saúde de idosos entregando remédios em suas portas, festas de aniversário virtuais, restaurantes oferecendo refeições gratuitas para o staff de grandes hospitais, aplausos diários a comunidade médica, papos de WhatsApp periódicos com nossos pais e demonstrações de amor incondicional sem que a gente pudesse sequer se abraçar. Por outro lado, temos aqueles que compraram todos os rolos de papel higiênico do supermercado, não resistiram à festa abarrotada no bar da esquina, dançaram até o sol raiar no réveillon (sabendo que aquele ato resultaria em perdas imensuráveis) e, é claro, agora furam a fila da vacina. 

2021 eu te amo
Arquivo: Pedro Andrade

É difícil encarar essa ressaca emocional com alguma leveza. Ainda assim, graças a uma comunidade científica incansável, hoje existe uma vacina. Uma não, muitas. A expectativa era que o bendito antídoto anticoronavírus fosse levar pelo menos cinco ou seis anos para ser descoberto. Eu sei, eu sei… a distribuição é lenta, o planejamento – tanto nos EUA quanto no Brasil – é absolutamente desastroso, o negacionismo irracional se espalha como uma pandemia paralela, o COVID-19 ainda mata milhares de pessoas por dia em ambos os países, mas há uma luz no fim do túnel. 

Sempre digo que números não fazem juz ao desfalque sentimental que uma tragédia como essa representa. Até hoje, mais de 2 milhões de pessoas já faleceram por COVID-19; 630 mil entre o nosso país e a América. Digerir a matemática desse momento com humanidade e altruísmo é fundamental para que a gente não siga o exemplo dos nossos líderes. Cada algoritmo nessa equação representa uma cadeira vazia na mesa de jantar, o silêncio cruel no fim de tarde e um futuro de memórias roubadas. 

2021 eu te amo
Arquivo: Pedro Andrade

Saber que o pior já passou faz bem à alma. Enxergar Nova York aos poucos se reerguendo é um dos grandes prazeres da minha atual rotina. A contagem regressiva para a vacinação dos meus pais é uma constante fonte de ansiedade e de esperança. 

2021 eu te amo
Arquivo: Pedro Andrade

É necessário que a gente não jogue fora esse coquetel de emoções. Que em breve a gente incorpore essas lições ao nosso cotidiano dando mais valor ao nosso lar, aos detalhes da nossa casa que nos deram prazer em um momento de total desespero, ao conforto dos ambientes que nos acolheram ao longo dos altos e baixos desse ano, às pessoas que fizeram questão em ligar de vez em quando só para saber como a gente estava, às viagens que não pudemos fazer por doze meses, aos beijos que ficaram no nosso imaginário, à arte que supriu tantas carências, ao valor que essa troca humana tem e à diferença que a expressão de carinho certa faz quando é compartilhada na hora adequada. 

Passei meu réveillon quieto no meu apartamento sem mandingas, orações ou lentilha, porém, cheio de esperança e otimismo. 

2021, eu te amo. 

2021 eu te amo
2021, eu te amo, por Pedro Andrade

170 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graça de. oliveira Santos says:

    Voce arrasa sempre. Lindo texto.Parabéns!!! 👏👏👏👏👏🥰

    • Rosani Silva says:

      Parabéns Pedro pela linda reflexão! O ano de 2020 despertou o melhor é o pior no ser humano! Mas o amor, a esperança, a compaixão está mais presente em nossas vidas neste 2021! Afinal caiu a ficha, Somos Todos Um🙏

    • Rita de Cassia says:

      Bela análise, profunda e verdadeira para um ano, 2020, q não sabemos bem como começou nem bem se terminou. Coragem, resiliência para 2021, e mais amor por favor eh isso q o ano novo vem nos pedir. Como vc mesmo disse… “Eu te amo 2021”

  • Nilce says:

    Pedro vc é um querido , seu programa Pedro pelo mundo é muito bacana, pois além de mostrar o local vc mostra os costumes das pessoas ! Parabéns !

  • Julia says:

    Simples, profundo e rejuvenescedor. Tudo aquilo que precisamos em nossas doses diarias.

  • Renata Franco says:

    Excelente texto! Pedro, você sempre acerta! 👏👏👏
    Eu e minha família assistimos muito ao seu programa durante a quarentena.

  • Rosimar Andrade da Silva says:

    Realmente, nossa vida é nosso lar!! Quando tudo saiu do controle, tínhamos o lugar pra estar. Texto perfeito! Só podia ser…Andrade.

  • Estela says:

    Adorei o texto! Disse tudo com muita simplicidade e verdade! Adoro seu trabalho!!

  • Juliana Amaral says:

    Pedro ,
    você é um querido ,pura simpátia ! Adoro seus programas .

  • Rafael says:

    Perfeito Pedro, palavras emocionantes e consoladoras. Eu imaginada que da noite pro dia, em especial do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, pudéssemos repetir a mesma cena que vimos na China, que era tirar a máscara e jogar pra cima, como se tivéssemos comemorando a formatura, a graduação e principalmente nossa liberdade. Também amo 2021, obrigado.

  • Ivy Saldanha says:

    Muito bom!!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼
    Esperança… Sempre!!!!

  • Luciana Loureiro says:

    Texto leve, real e emocionante. Parabéns pela sensibilidade !

  • Mary Souza says:

    Pedro, adoro o seu programa. A minha mãe que faleceu, em nov19, aos 90 anos, também era sua fã. Amei o seu texto. Ele expressa o sentimento de muitos brasileiros! Obrigada e Feliz 2021! Com muita saúde e esperança! Mary

  • Márcia Cristina Wendling Russo says:

    Excelente texto!!

  • Márcia Cristina Wendling Russo says:

    Excelente texto!! Suas palavras nos trazem muita esperança e otimismo

  • Suzana Oliveira Napoli says:

    Texto maravilhoso!!! Muuuito bom de ler! E, ainda dentro do agradecimento aos diversos profissionais acrescento os artistas e TODA equipe de todas as áreas de entretenimento principalmente os q nos alegram com seus arquivos de programas, shows, apresentações e que deixam nosso dia muito mais feliz. Obrigada por existirem!!!

  • José Martins says:

    Palavras como só o Pedro poderia tecer…sensíveis e lúcidas como ele. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • Karla Alves says:

    Lindo de ler. Tu conseguiu expressar exatamente o que eu e muitos outros sentiram e estão sentindo com a chegada desse vírus nefasto. Obrigada pela simplicidade e por teres compartilhado isso. Bjo.

  • Celita Schermann says:

    Pedro, que texto lindo e profundo, fiquei realmente emocionada ao ler porque vc transmitiu muito dos sentimentos que todos nós passamos. Gosto muito do que vc escreve (O Melhor Guia de Nova York) e comenta em seus programas (Manhattan Connection e Pedro pelo Mundo).

  • Jane says:

    Pedro vc é maravilhoso…sem palavras para expressar,mas Gratidão…gratidão por nos proporcionar momentos únicos, viajo com você sempre rsrs … Hoje fomos para o Canadá.. Proteção divina para vc. Bjos no ❤

  • LeidilizGatti says:

    Até agora foi o melhor texto sobre nosso tempo . Você conseguiu resumir de maneira real e poética o relato de uma pandemia que nem conseguimos acreditar ainda . Excelente!

  • Adriana Camargo says:

    Lindo texto! Tão verdadeiro, que mesmo distante senti suas emoções em cada palavra!

  • Regene de Souza says:

    Muito bom , seu otimismo me faz acreditar que tudo vai passar… Espero
    Você escreve muito bem!

  • Mariana says:

    Peter! Como costumo chamá-lo! Vc é muito querido! Adorei , como sempre , seu texto ! Gostaria de ter o dom da escrita e da palavra como vc ! Sensacional! Texto muito bom ! Aplausos para vc ! Quarta espero vc na cultura! Até lá! 👏👏👏

  • Rosecleide says:

    Pedro Andrade, você nos presenteou com um ótimo texto. Falou tudo que queríamos poder falar ao mundo e principalmente as autoridades políticas negligentes.

  • Maria Júlia Dalsenter says:

    Una análise maravilhosa deste momento .Parabéns!!

  • Fabiana Cassimiro says:

    Lindo texto, Pedro, retratou o que penso sobre o assunto também, principalmente referente a polarização e politicagem usando algo tão importante para se promoverem ou desacreditar a realidade das coisas. Ontem, a mãe da minha visinha faleceu desta doença e que dor foi ouvir o choro daquela filha. Que dor! Era tão intenso que não tem como dizer que não nos afeta. Afeta! Afeta a toda humanidade. Novamente obrigada por nós abrilhantar com sua inteligência e sensibilidade.

  • Danieli Amorim says:

    Maravilhoso texto!
    Para variar, amei a leitura e recomendei a todos.
    Parabéns por mais este trabalho incrível, Pedro.

  • Danieli Amorim says:

    Maravilhoso texto!
    Para variar, amei a leitura e recomendei a todos.
    Parabéns por mais este trabalho incrível, Pedro.
    Eu também te amo, 2021.
    Obrigada a todos os profissionais que fizeram o planeta continuar girando, mesmo que com ele fora do eixo, devido a esse vírus.

  • Cristina Dias says:

    De uma simplicidade acertiva incrível, amei.

  • Fernando Ribeiro says:

    Obrigado me enquadro em um desses profissionais que descreveu no seu belo texto. Obrigado dinovo por compartilhar do mesmo pensamento. Continuemos em frente.

  • Teilla Bol says:

    Uma emocionante retrospectiva de 2020 que me fez suspirar com a esperança em 2021.

  • Claudete says:

    Sensacional!!!!! 👏👏Toca no fundo do ❤️

  • Raissa Santiago says:

    Lindo texto Pedro, inspirador como tdo q Vc faz!!! Realmente Em 2020, vimos o melhor e o pior do ser humano… e o nosso próprio!!

  • Paulo marques says:

    Pedro,
    Muito lindo e verdadeiro!
    Parabéns 👏👏🍀🙏

  • Elizabeth says:

    Ahhh gostei tanto, vc é muito bom em tudo que faz, bonito, inteligente, culto e sensível. Tô te seguindo.

  • Jeferson Trotta says:

    Sensacional! Foi e segue sendo um constante desafio, mas sobreviveremos, e saíremos (espero) melhores, depois disso tudo. Delícia de leitura. Obrigado por compartilhar conosco suas experiências. Cuide-se bem aí. Saúde. Forte abraço

  • Nabila says:

    Pedro, sempre fui sua fã e nunca escondi isso. Aliás eu minha família, como vc sabe bem…rsrsrs! Mas esse texto supera qlq expectativa. Me emocionei na leitura de muitos trechos. Franco e direto sem deixar de estar carregado de afeto! Enaltecendo o valor daquelas pessoas e movimentos que merecem esse reconhecimento por tudo que fizeram e ainda fazem, mas também apontando os erros de outros que ainda persistem na idolatria de “líderes” que persistem no negacionismo! E principalmente, cheio de esperança! Parabéns mais uma vez! Obrigada💙

  • Claudia says:

    Comentário perfeito, como você. Adoro seguir você no Pedro pelo Mundo, pois sua visão das pessoas e cultura é o que nos falta. O mais lindo foi o do Líbano. Vou logo, logo.

  • Hélia Melo says:

    Pedro, excelente perspectiva. Nos conduz a múltiplas janelas a serem enxergadas, consideradas e seguidas!
    Que sejamos novos em 2021 como sempre deveria ter sido.

  • Gabriela says:

    Texto maravilhoso e perfeito Pedro.
    Parabéns e continue brilhando como sempre. Beijo carinhoso

  • Ana Claudia Citeli says:

    Amei!!!

  • Ellen Engel says:

    Texto Belíssimo!

  • Vania says:

    Que venha 2021!

  • Roberto Maues says:

    Que texto maravilhoso Pedro, parece até ser a narrativa do cotidiano de todos nós…
    Esta sendo como olhar para o nosso interior e fazer uma reflexão de tudo, inclusive olhar para dentro de nossas casa e ver que tudo precisava ser mudado… Nos recolhemos na serra e agora nossa casa é muito melhor que era antes, após reforma-la, mas e nós? Será que sairemos melhores desta? Sem dúvidas, muita coisa foi reinventada, nossos hábitos e até nosso jeito de amar…se é q tem jeito, afinal é amor, mas penso que sim, digo com mais tolerância e que Deus esta mais próximo de nós depois de tantas orações para isso tudo terminar logo!!!
    Sou seu fã, sou fã do seu trabalho genial como jornalista e a Portobello não poderia ter escolhido tão BEM uma celebridade para representar essa marca da qual tb sou fã e agora faz parte dos meus novos ambientes da nova fase da minha vida.
    Parabéns PEDRÃO!!!

  • Tayama says:

    ” Bendito são aqueles que enxergam com a poesia dos olhos, que falam com a verdade do coração e que sentem com a plenitude da alma…” Patrícia Regina de Souza.

  • Rosana says:

    Ahh Pedro, admiro demais vc e seu trabalho! Assisto todos os programas e adorei seu texto.Te desejo muito sucesso e saúde sempre! Beijos no coração ❣

  • valéria says:

    Pedro, vc é luz e inspiração! Boas vibrações em 2021. Abraços virtuais de esperança e paz!

  • Veronica Baldarelli says:

    Muito bom! Texto simples, claro e tocante. Representa muito bem sentimentos e emoções desse ano bizarro de 2020. Engraçado que também tenho simpatias de ano novo e nesta virada de ano deixei-as de lado, simplesmente esperando e desejando do fundo do coração que 2021 venha melhor!

  • Veronica says:

    Muito bom! Texto simples, claro e tocante. Representa muito bem sentimentos e emoções desse ano bizarro de 2020. Engraçado que também tenho simpatias de ano novo e nesta virada de ano deixei-as de lado, simplesmente esperando e desejando do fundo do coração que 2021 venha melhor!

  • Jaqueline says:

    Lindo texto, leve e verdadeiro. Você é um querido!!!

  • Natália says:

    Nossa Pedro você resumiu perfeitamente nosso ano. Tirou as palavras que estavam guardadas na minha garganta. Quanta delicadeza ao descrever o que tivemos de bom 🙏. Texto incrível.

  • Mirian says:

    Pedro, sua inteligência é linda, a facilidade que você tem de escrever e se fazer entender, sou sua fã de carteirinha, parabéns e um 2021 de muita paz e saúde

  • Tatiana says:

    Fantástico!!!

  • Joao Albino winkelmann says:

    Caríssimo Pedro Andrade – este texto é uma declaração de AMOR a vida é o bom senso. palavras como Gratidão / Anjos Anônimos – lições são muito pertinentes Máscaras caíram e o distanciamento nos aproximou / Vamos sair maiores e melhores. Parabéns Pedro

  • Soraia Said de Almeida says:

    Certamente felizes nós que temos um lar que nos acolheu e ainda nos acolhe nesses momentos de incertezas … e felizes também por já termos a luz no fim do túnel, as vacinas ! Lindo, pertinente e sensível como sempre seus textos Pedro ! Obrigada !!! 🤗

  • Regina da Costa Loureiro Fernandes says:

    Excelente artigo!!! PARABÉNS pra Portobello , por contar vom esse talento !!! E nos presenteia!!!!!

  • Branca Mourão says:

    Pedro que mensagem linda tocou o fundo da alma e o profundo nos nossos corações 💕 obrigada por essa retrospectiva tão real tão intensa ! Amo seu trabalho 🎁🙏🏻😍👏🏼

  • Juliana Pezzotta says:

    Que texto maravilhoso! Pedro você emociona, ao mesmo tempo que faz uma leitura perfeita dos fatos! Parabéns e obrigada por compartilhar essa mensagem de realidade e otimismo!

  • Elaine Toscan says:

    Parabéns pela maneira tao sublime de usar as palavras, encantada com seu texto!

  • Fátima says:

    Texto profundo e ao mesmo
    tempo leve e delicioso de ler.Arrasou como sempre.

  • Renata Echenique says:

    Texto perfeito, sempre sensível e inteligente

  • Maria says:

    Texto maravilhoso Pedro, tudo de bom pra você!🤗🤗

  • Mari Candido says:

    Sensacional como sempre, impossível nao amar você!

  • loredana sarcinella says:

    Me identifiquei em muitas partes do texto e concordo que estamos saindo dessa, ainda que devagar, mas dando muito mais valor ao que realmente importa. otimo texto. sou fan do Pedro.

  • Alba Miele says:

    E quando tudo isso acabar Pedro, porque uma hora acaba…acredite! Que a gente possa comemorar a descoberta que o mundo fez que dependemos uns dos outros, que somos todos iguais, simples mortais, independentemente de quanto se tem em uma conta bancaria , e que um abraço ocupa a posição numero UM na lista das coisas mais prazerosas e reconfortantes que existem! Tenho certeza que assim a nossa existência terá um significado maior e não sera em vão! Saúde e proteção pra todos nós que acreditamos no amor e que o bem, sempre vence no final!

  • Bianca says:

    Tanta verdade nesse texto… perfeito!

  • Lia Amaral says:

    Perfeito! Traduziu tudo o que eu sinto com maestria. Obrigada por colocar em palavras o que minha alma grita em silêncio.

  • Tattiana Tessye says:

    Mais verdadeiro, impossível. Obrigada Pedro. Obrigada pelas viagens e pelas palavras, elas também nos trouxeram acalento em 2020.

  • Marieta says:

    Parabéns!!!! Texto lindo, verdadeiro , leve mas esperançoso. Vc é muito querido pq é gente que gosta de gente👏👏👏👏

  • Giséle says:

    Lindo e sensível texto!

  • Lilian Moreira Nogueira says:

    Adorei seu texto, Pedro. Sincero e simples, traduzindo seus sentimentos e em muitos pontos, parecidos com os nossos!

  • Rita Reis says:

    Oi Pedro.Você é um querido” Como sempre sua narrativa foi descomplicada, e com muitas verdades! Você fala do coração e passa isso de forma muito simples e natural. Acompanho você sempre. ! Um alento para mim.

  • Roland says:

    Excelente artigo. Muito realista e bem posicionado.

  • Ana Cláudia Cardozo Pessoa anoca2007 says:

    Amo o Pedro e suas colocações, seus programas … mas esse texto … nossa como tocou minha alma. Obrigada ❤

  • Zeila says:

    Amo te ver!
    Amo te ler!
    Amo te ouvir!

  • Marta Siqueira says:

    Parabéns, Pedro.
    Tu és muito especial.
    Aplaudo cada palavra tua, cada vírgula, cada frase.
    Também rezo pela vacinação dos meus pais, em Osório, Rio Grande do Sul.
    Mas vai chegar a tempo para eles.
    Confio.
    Eu os amo e protejo.
    Abraços
    Saudades dos programas.

  • Liliani Rizzoto silva says:

    Sensacional Pedro, você sempre consegue expressar muito bem o que todos sentimos e não falamos. 2021 vai ser excepcional!!!

  • Luana Correia says:

    Pedro, que texto lindo. E que trabalho maravilhoso você faz, tu és inspiração em tantas coisas mas tua simplicidade é o que mais eu admiro. Obrigada por me fazer viajar e conhecer lugares maravilhosos, mesmo sem poder sair de casa. Sucesso sempre.

  • Ana Paula Lima says:

    Que texto lindo, Pedro! Vi-me nele porque sou privilegiada como você! Estive também no conforto e segurança no meu apartamento, durante essa Pandemia. Não perdi ninguém próximo e sigo, como você, amando 2021 e esperançosa que aprendamos com esses dias tão cinza. Parabéns pela verdade, coragem e sensibilidade de dizer… que isso não nos seja roubado NUNCA!

  • andre luiz barbosa says:

    Se pessoas da nossa idade se vacinarão por aqui esse ano, tenho dúvidas – mas ansioso para que minha mãe possa se vacinar logo – ela tem 79 anos. Tivemos a oportunidade de aprender muito em 2020 e que neste ano possamos reforçar nossos valores e praticarmos esses aprendizados. Pra frente e com esperança!

  • Eunice Bossard says:

    Inteligente, serio , honesto , sensato e que enche nossos corações de esperança . Tipo , uma carta para um amigo 👏👏👏🙏❤️

  • Sandra de A S Moura von Glehn says:

    Tradução mais real do que vivemos e sentimos 👏🏻👏🏻👍🏻

  • Ana says:

    Oi Pedro que texto real…estava com saudades dessa lucidez…esperando tua volta a viajar para viajar contigo…bjs

  • Vanessa Passarini de Oliveira says:

    Que texto maravilhoso!!! Parabéns pela sensibilidade em traduzir em palavras esse mix de emoções que vivemos em 2020 e estamos vivendo neste início de 2021!

  • Werks says:

    Seu texto gera uma leveza, apesar de estarmos ainda aqui em Brasil longe da pandemia. Há Esperança

  • Denise says:

    Me emocionei com o teu texto.
    Obrigada 🙏🏼

  • Gloria Angela Xavier says:

    Amo um texto bem escrito e que comunica…..comunica nossas emoções nesse período no qual tivemos que parar para olhá-lo de frente e pensar sobre o nosso existir. Parabéns!!!!!

  • Sylvio Túlio Peixoto says:

    Emotivo e sincero, seu texto emocionou-me muito. Mas tenho pouco esperanças num futuro melhor. Afinal, já tenho a experiência de 65 anos. Boa sorte para você.

  • Andréa Mataruna says:

    Muito bom como sempre, Pedro! Sua presença, suas ideias e seus escritos são leves e necessários neste mundo tão pesado. Parabéns e obrigada!

  • Selma Mansur says:

    Sensível a todo entorno deste ano de 2020 pelo qual passamos e vivenciamos o inexplicável. Obrigada pelo texto.

  • Cleide says:

    Parabéns menino lindo!!. Rftamos todos cheios de esperanças mesmo sem pular ondas também!

  • Janine Alves says:

    Muito emocionante, Pedro! Texto maravilhoso. Parabéns!!!

  • Nicea Mendes says:

    Abraço esse seu sentimento de gratidão aos profissionais, que não deixaram a peteca cair e nos ajudaram a passar esses últimos 10 meses de uma forma um pouco mais fácil, porque sabíamos que eles continuavam recolhendo lixo (imagina se isso parasse!?), cuidando de quem caisse doente, entregando encomendas…

  • Sonia says:

    Pessoa tão querida! Que prazer é assistir seus programas tão incrívelmente bem elaborados. Foi muito gostoso estar com você nesse ano complicado.
    E esse texto está sensacional!!
    Que 2021 seja só alegria com projetos realizados e muuuiita Saúde!!

  • Fátima says:

    Não tinha como esperar diferente! Excelente! Você escreve com o coração e o coração bom, como o seu, agrada sempre. Eu o admiro e admiro seu trabalho, sua leveza de ser, seu equilíbrio!
    Enfim, sou sua fã!
    Seja sempre feliz!

  • Flavia says:

    Maravilhoso !!!! Muito sucesso pra você 🙏❤️

  • Josi Ribeiro says:

    Simplesmente falou tudo 👏👏👏👏👏👏👏🥂

  • Ricardo says:

    Pedro, belo texto, tenho duas obs,
    os muito ricos ficaram mais ricos e tiveram perdas, e os indices da Covid estão altos e subindo, 2020 ainda não acabou
    Abraço, te vejo no MC e no Insta

  • Rita Gregori says:

    Lindo texto para começarmos 2021 com o pé direito (sou um pouco supersticiosa kkkk). Vc arrasa sempre. Feliz 2021!!!!

  • Maria Teresa c Spada says:

    Adorei seu texto Pedro.
    Você passa muita emoção! E fala com muita propriedade.
    Parabéns e beijos!

  • Mariana Cassali says:

    Ah, quanta reflexão me gerou esse texto. Mas, assim como vc, também amo ter chegado a 2021 e confio que ele será mais leve de 2020.

  • Rita says:

    Viva !! Que lindo e real seu texto …
    Transformou nosso ano difícil , nossas ansiedades , medo, esperança em suas palavras !! Parabéns !! Voce é iluminado , sucesso 🌹🌹

  • Silvia Silva says:

    Um texto verdadeiro, profundo mas leve , como você e tudo que vce faz!Gosto do seu amor pela vida, pelas pessoas, pelo mundo; e seu prazer em compartilhar sensações , sentimentos e emoções!Amo te acompanhar, participar um pouco do seu jeito de ver e viver o mundo! Obrigada por isso! Bjos e parabéns!

  • Adriana Lobo says:

    Lindo texto. Adorei, como tudo que vejo o Pedro fazer, tem um olhar humano, com seriedade e clareza. Sou fã. Parabéns !

  • Iriberti Argenton dos Santos says:

    Texto leve e com verdades. Gostoso de ler e que nos faz refletir e… agradecer

  • Ivo says:

    Simplesmente fantástico e sincero!

  • Ivo says:

    Como o uso fácil da palavra e leve e profundo!

  • Adriana says:

    Parabéns Pedro, lindas palavras👏🏽🙏🏼

  • Beatriz Gonzalez says:

    Você conseguiu expressar todos os sentidos percebidos por mim e tantos outros. Lindo texto; me emocionei!

  • Welson says:

    Amei seu texto!

  • Mary baú Paxiúba says:

    Muito real, oficial. Pedro nós coloca diante de uma janela … A vida como ela e! Valew

  • Natassia Cruz says:

    Sensacional reflexão sobre o momento que vivemos. Um resumo excepcional sobre essa COVID POLITIZADA. As percepções sobre o lar, as razões, motivações, desconfortos e vivências relacionadas nos permitem dizer que somos GUERREIROS sem armas de fogo que lutam apenas controlando suas emoções. E é nessa parte da história toda que somos capazes de ver além, sentir através e reagir a medida.

  • Mary Bau says:

    Tão real, oficial… Parece que estou diante de uma janela!

  • Ana says:

    muito triste desde que tudo isso começou o pior são as mortes a falsodade dos politicos as mentiras espero superar um dia tudo isso não consigo ver o lado bom mas vejo que estou viva e podendo cuidar da minha mãe que muitas vezes deprimida como eu tb rezando pelo mundo e por todos e agradecendo por não ser tão egoistas como muitos são cada vez mais amo os animais e as crianças.

  • Mariângela Fonseca says:

    Maravilhoso esse seu artigo! Como tudo que vc faz, IMPECÁVEL!!

  • Tati Sales says:

    Sensacional!!!!! De uma franqueza linda!! Gratidão, Pedro! ♥️

  • Regiane Amorim Perim says:

    Pedro, como as suas palavras trazem conforto a minha alma, mente e coração! Te admiro muito, a cada oportunidade de conhecer o seu caráter, profissionalismo e trabalho!
    Parabéns!!
    ❤️❤️

  • Maria J B Capella says:

    Compartilho de suas ideias, de seu otimismo.
    Oração, paciência e fé! … é o que o mundo necessita, sempre!
    Abraço.
    👏👏👏👏👏

  • Helena Oliveira Barbosa says:

    Texto maravilhoso, grande  Pedro, cidadão do mundo!  
    Que  em 2021 não  nos falte fé na vida, coragem e esperança na  Ciência e na cura dessa maldita doença e de outras mazelas que vêm dizimando a humanidade.
    Que, enfim,  sejamos libertos dessa pandemia para podermos nos aproximar das pessoas com segurança,  sem medo e  nos entregarmos  num longo e caloroso abraço.
    No mais, paz, amor, saúde,  muitas curas e bênçãos!!!
    Vem ni mim, 2021!!!

  • Luciana Deimann says:

    Lindo texto! Triste realidade! Mas sejamos gratos por estarmos aqui.

  • Júlia says:

    🌸 você é maravilhoso! Amei o texto, nós da linha de frente estamos em luta diária para salvarmos vidas 🙏🏾

  • Rogeria Delgado says:

    Pedro, eu te amo! Seu texto diz tudo que eu precisava ler hoje!🙏

  • Valeria Amado says:

    Texto perfeito!!!

  • Letícia says:

    Muito bom! Simples e realista

  • Maria Célia Guimarães says:

    Ótimo texto Pedro.
    Bem real, que 2021 seja um ano de esperança e realizações. Bj

  • Delma says:

    Não tem o que comentar, o texto já diz tudo, perfeito como tudo que o Pedro faz, parabéns!!!!!

  • Norma Gabá says:

    Excelente texto. Só verdades, se seus pais estão no Brasil – não sabemos se teremos vacina. Temos o maior tirano de todos os tempos. Não sei se é ignorância ou pura maldade. Ainda vivemos com medo….muita gente nega a mascara. É tão simples e básico. Dá uma grande tristeza. Esperando por bom senso

    .

  • Maria Alice Pimenta says:

    Muito bom o texto ! Parabéns ! Amo seu programa Pedro pelo mundo , assisto todos !! Vc eh simples e descomplicado !

  • Idalina Lopes says:

    Pedro eu ti amooo,que Deus possa cuidar de vc com muito amor 🙏🏼🙏🏼Há texto maramaravilhoso de verdadeiro 👏🏻👏🏻👏🏻❤

  • Sonia Alba WOLFF says:

    Excelente text Pedro.

  • Silvia Maria de Almeida São Pedro says:

    Parabéns ,belo texto, muito real, vc arrasa sempre!!

  • Patrícia Souza says:

    Simplesmente sensacional Pedro, é isso mesmo que vc falou. Bravooooo e assim como vc 2021 Eu Te Amo.🙏😍❤️🌻

  • Maricê Cramer says:

    Pedro, PARABÉNS! Você me representa!

  • Denise says:

    É isso! ❤️

  • Elcimeire Aquino says:

    Ótimo texto , reflexão e uma injeção de otimismo, estamos merecendo!!

  • Maria Alice Fernandes Teixeira de Freitas says:

    Texto lindo ! Perfeito!! Que logo chegue a vez de todos nós vacinarmos. 2021 você é a esperança de que tudo isso vai passar e poderemos estar juntos aos nossos entes queridos sem medos . Vai passar!

  • Maria Catarina Muzzi de Souza Franco says:

    Olá Pedro!!! Faço das suas, as minhas palavras!! !! Meu marido e eu temos 73 e 71 anos e moramos sozinhos!!! Temos duas filhas maravilhosas! Também passamos o Reveillon quietos, no nosso apartamento, sem mandingas….lentilhas….porem cheios de esperança e otimismo!!! Assistimos o Pedro pelo mundo sempre! Deus o abençoe! Bjs 😙😙

  • AdriDantas says:

    Excelente reflexão, e no final todos deverão ter se transformado numa nova versão de si mesmo. 😉

  • Alessandra says:

    Maravilhoso! Expressa meu sentimento também!

  • Antonio Raphael Dechichi says:

    Aprendi neste um ano de pandemia COVID-19 a agradecer e amar tudo que me é importante para meu crescimento espiritual, e fortalecer minhas expectativas do novo mundo regenerador.
    Parabéns meu amigo Pedro Andrade.

  • Monica Hoffmann says:

    Pedro, obrigada ! Me trouxe de volta a sensaçao que tinha qdo lia a coluna do Miguel Falabella intitulada “ Um coraçao urbano” no Globo, que ia direto na alma !

  • Martha Vargas Sant Anna Vidor says:

    Bom dia Pedro, teu texto me arrepiou, encantou, me trouxe recordações e me conectou sentimentalmente. Obrigada e receba minha admiração

  • Rondon da silva says:

    Fantástica analise. Eu também amo 2021 e também tenho um coração cheio de esperança, alegria encontrar no caminho um jovem como você com tantos oensamentosbreais e positivos. A você meus aplausos.

  • Alessandra says:

    Pedro, só os privilegiados, e me incluo nessa, puderam estar em cada, fazendo novas receitas e assistindo NETFLIX. Esse país é muito desigual e temos q lutar para q essas diferenças abissais diminuam. Só assim realmente teremos um Feliz Ano Novo!

  • Adriana says:

    Belo e verdadeiro texto , reflete todo meu sentimento em relação ao momento . 🥰

  • Samuel Quintana de Souza says:

    Obrigado pelo texto Pedro, mostra o magnífico ser humano que és. Acompanho e gosto do teu trabalho, porém torço pelo dia que te livrares dessa autointitulada ratazanada retrógrada do Manhatan para quem que invariavelmente torces a boca e não te merece. Abraços.

  • Natália says:

    Pedro foi um ano muito difícil mesmo, no meu caso com perdas irreparáveis pra essa doença, mas mesmo assim o poder de adaptação e de superação das pessoas é enorme. A dor e o medo fez com que ficássemos mais sensíveis, mais humanos, mais cautelosos. Espero que tudo isso passe logo, que todos sejam vacinados e que a vida possa voltar a normalidade. Pedro seu trabalho é maravilhoso, você é maravilhoso. Sigo te acompanhando. Um beijo enorme e se cuide 😘❤️

  • Roberto Cammarota Jr says:

    Muito lúcido e humano , você me representa como jornalista e ser humano , acompanho de longe com orgulho .Parabéns Pedro
    Abraço forte
    Roberto Cammarrota jr

  • Elaine Cristina da Silva says:

    Que lindo texto! Inspirador, cheio de amor. Nos dá uma injeção de ânimo ler conteúdos assim.
    Obrigada!

  • M A S Freiras says:

    Jovem Pedro, vc nos brindou com um maravilhoso texto desse nosso momento de pandemia! 🙏🏼

  • Juliana Meneses says:

    WOW… speechless! Um texto riquíssimo em emoções, informações e esperança. Vc é mto grande! Obrigada a vc também que nos traz alegria com suas postagens! 👏🏻❤️

  • vera maria franco vasconcelos says:

    que delícia de texto … livre, leve e solto!… gosto do seu programa “Pedro pelo Mundo” … fico aguada de vontade de visitar os restaurantes e bares de Nova Iorque que vc traz para o Manhattan Connection … comer e beber tudo que vc come e bebe neles … enfim … vc é um luxo! … 2021 eu te amo também!

  • Nely says:

    Pedro sempre muito interessante e inteligente ,ontem eu revendo o Pedro pelo o mundo no Iram chorei de rir com vc tomando o iogurte líquido, que cara sensacional, lindo sou super fã, saúde, sorte e sucesso sempre.

  • Neide Aparecida Abreu says:

    Boa tarde EXCELENTE E VERDADEIRO TEXTO.VAI PASSAR.COM CARINHO E ADMIRAÇÃO. Neide.Abreu

  • América Oliveira says:

    Parabéns pelo texto. Muito lindo e verdadeiro.

  • Conceicao aparecida says:

    Pedro você pode nem crê dessas coisas…mas você tão simples que parece fazer parte de tudo isso principalmente qdo vcs aquelas caras surreal que vontade de rir vc estar sucesso sempre

  • Dulce says:

    Eu realmente Amei seu texto, me identifico com cada palavra. Eu já lhe admirava, agora eu simplesmente vejo que não era para menos, um jovem que me representa, por mais Pedro pelo mundo por todos os poros? Gratidão

  • Adriana Valgas says:

    Que arraso tuas palavras! Vou compartilhar com muita gente, porque falaste muito do que se passa em meu coração e no de diversas outras pessoas! E, isso não é superstição: que Deus te abençoe!

  • Franklin says:

    Sempre te admirei, seu trabalho sua carreira e suas viagens e esse texto que fez não tem palavras sobre a lição que nós tivemos e aprendizado com tudo que está acontecendo … Pedro você é Pho… namora comigo 🙏🏻 Kkkk

  • Anna Maria says:

    Muito obrigada pela sua reportagem. Gratidão era o tema que eu procurava para fazer uma abertura numa reunião familiar e encontrei mais do que o tema. Conheci o seu trabalho e a sua forma de escrever e comentar um tema delicado e relacionando-o à gratidão. Muito bom. Obrigada!!

  • Roberta Marcelino says:

    Excelente texto. Passei a epidemia trabalhando, desenho casas e todos queria uma casa confortável. Sempre tive medo mas precisava seguir minha vida e pagar as contas. Ficar longe dos amigos, da família, e o pior perder amigos jovens para o vírus. Mas a esperança de dias melhores nos da força para seguir.