Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

17 dos melhores livros de arquitetura que todo artista de projetos deveria conhecer

25/03/2019

Para os profissionais da área, ler os melhores livros de arquitetura, além de um prazer, é uma forma de se manter sempre atualizado e preparado para criar projetos inovadores.

Todo arquiteto deve saber conciliar conhecimento prático e teórico. Uma coisa não substitui a outra – apenas soma! Por isso, ler bons livros de arquitetura é muito importante para os profissionais que querem, além de adquirir conhecimento, se manter atualizados em seu campo de trabalho. Mas quais seriam as obras literárias que o arquiteto deveria conhecer?

Na verdade, isso vai depender muito da área profissional na qual atua. Mas, certamente, se decidir se especializar em um setor mais específico e complexo, como projeto e cálculo estrutural, será necessária a aquisição de um número maior de bibliografias.

Projeto de home office feito por Edgar Monteiro

Vale a pena usar a internet?

Tem muitas informações que podem ser mais facilmente coletadas na internet. Pessoas que trabalham com design de interiores e comunicação visual, por exemplo, conseguem boas referências em sites de busca e redes sociais, como Pinterest e Instagram.

Mas, na hora de detalhar o projeto, é confortável ter por perto os melhores livros de arquitetura com todas as informações técnicas e explicações sobre os diferentes sistemas construtivos. E é uma forma de ampliar seus horizontes criativos. É importante estar bem informado sobre tudo que a arquitetura já usou e testou com sucesso para executar projetos mais ricos. Isso amplia o repertório de soluções do profissional.

Foi pensando nisso tudo que criamos uma lista com títulos de alguns dos melhores livros de arquitetura. É fundamental que você tome conhecimento dessas obras. Mesmo que não as tenha, é interessante procurar em uma biblioteca para folhear e entender do que elas tratam. Mas, se houver oportunidade, compre-as! E, se possível, monte em casa uma estante ou outro espaço especial para expô-las!

Antes, leia nosso texto sobre “como arrumar os livros em casa”!

Os melhores livros de arquitetura

Livros sobre história e crítica da arquitetura

Comece sua coleção de livros com as obras que podem dar um panorama geral da arquitetura. Denna Jones em Tudo sobre Arquitetura – como o próprio título já indica -, apresenta o desenvolvimento da construção civil desde o período neolítico até os dias atuais. Seu texto aborda a fase da construção das mastabas, das pirâmides, das catedrais, dos arranha-céus e muito mais – e tudo ilustrado.

Livro ‘Tudo sobre Arquitetura’ (Foto: reprodução site Madeirol)

Dos melhores livros de arquitetura, há os que não apenas contam a história, como também fazem comparações, análises e críticas da arte. Inclusive, algumas leituras obrigatórias para a realização de pós-graduações. É exemplo História da arquitetura moderna, de Benevolo; História Crítica da Arquitetura Moderna, de Frampton; Arte Moderna, de Argan; e Complexidade e Contradição em Arquitetura, de Venturi.

Capas de alguns livros

Agora, se você quiser conhecer a vida e obra de profissionais que mais se destacaram no último século, existe um livro que é ideal para isso. A obra Arquitetura no Século XX, de Peter Gossel e Leushauser, cita nomes importantes do quadro internacional, como Wright e Gaudí. E Arquitetura Contemporânea no Brasil, de Yvez Bruand, foca nos trabalhos racionais de Niemeyer, Artigas, Warchavchik e muitos outros profissionais brasileiros.

Mais algumas capas

Livros sobre como projetar arquitetura

Certamente, na lista dos melhores livros de arquitetura deve estar o Manual do Arquiteto Descalço, de Johan Van Lengen. Também a Arte de Projetar em Arquitetura, Ernst Neufert, e o Dimensionamento Humano para Espaços Interiores, de Julius Panero e Martin Zelnik.  Essas obras apresentam um rico conjunto de informações sobre normas, padrões métricos e prescrições construtivas.

Título ‘Tudo sobre a Casa’

Já se você trabalhar com grandes construções arquitetônicas, poderá preferir ter outros dois livros em sua estante. O primeiro deles é Atlas de Detalhes Construtivos, de Peter Beinhauer, que aborda questões complexas sobre instalações de materiais e o surgimento de patologias. E também Sistemas Estruturais, de Heino Engel, que trata das tipologias estruturais por meio de figuras, cálculos matemáticos e gráficos.

Livros sobre como pensar a cidade

Além do projeto de edifícios, você também poderá ter a oportunidade de pensar as cidades e projetar sua paisagem. E, para tais tarefas, dentre os melhores livros de arquitetura, você poderá adquirir quatro para consulta. Novamente, primeiro entenda a história e o desenvolvimento das cidades. Aprenda isso com a Arquitetura da Cidade, de Aldo Rossi, e A Cidade e o Arquiteto, de Benevolo. 

Agora, a obra Urban Sketching, de Thorspecken e Salvaterra, e Urbanismo ecológico, de Doherty e Gareth, são diferentes. Esses dois são os melhores livros para o arquiteto aprender a desenvolver desenhos detalhados de espaços urbanos. Também pensar a cidade como um organismo vivo e propor soluções de arquitetura e design para que elas sejam mais resilientes, ou seja, mais bem preparadas para prosperar.

Gostou das dicas? Que tal deixar sua casa mais confortável para fazer a leitura dos títulos escolhidos? Separamos algumas imagens que podem ajudar a escolher um bom lugar da casa para deixar à mostra seus melhores livros de arquitetura! Veja a seguir!

À direita, projeto de Daiana Lanza e, à esquerda, de Maria Pierdomenico 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *