20.01.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Cores para casa: veja tonalidades para cada ambiente

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.01.2020
Descubra como escolher as cores para casa mais adequadas, de acordo com o cômodo, e renove seu lar com praticidade e estilo!
minutos de leitura

Importantes não apenas para a decoração, as cores para casa, em cada ambiente, transmitem mensagens e diversas sensações. Por isso, nada melhor do que aproveitar o fim do ano para uma renovação no seu lar.

Nessa época, é interessante fazer com que a casa fique ainda mais aconchegante, tanto para atrair boas vibrações no ano novo, quanto para receber amigos e familiares. A melhor forma de promover essa mudança pode ser investindo nas cores certas.

Cores para casa em diferentes cômodos

Escolher as cores para casa pode parecer uma tarefa difícil. Por isso, separamos algumas dicas e informações, levando em consideração também cores de tintas para pintar a casa por fora.

Dentre todas as cores, o branco é um clássico, que transmite paz e confere amplitude, claridade e leveza aos lugares, por isso é indicada como uma das principais cores para pintar casas internamente. Vale destacar que a variação off-white, não só para as paredes, mas também muito presente em pisos, por conferir sofisticação.

Quarto e Sala

Considerando que a sala é um espaço descontraído e de convivência, vale investir em tons marcantes, como o laranja. Por ser uma cor que estimula comunicação, interação e criatividade, pode estar presente em uma das paredes do cômodo ou em elementos como almofadas, sofá, tapete e itens de decoração.

Para um ambiente mais elegante e luxuoso, o roxo pode ser a cor perfeita, principalmente para salas de jantar. Outra dica é utilizar pisos ou paredes em preto, que é uma cor sofisticada e moderna, mas que deve ser aplicada preferencialmente em cômodos grandes, pois pode dar a impressão de um espaço reduzido.

Ainda na sala, outra alternativa é investir no cinza, cor que transmite neutralidade, solução de conflitos e equilíbrio. Vale considerar pisos e revestimentos nessa tonalidade, como materiais que imitam cimento, para decorações mais urbanas, ou pedras naturais, para estilos mais rústicos.

Nos quartos, o cinza também é uma ótima opção, principalmente em cômodos masculinos, onde pode dar destaque a uma decoração mais industrial. 

cores para casa
Projeto: Portobello Shop Macapá

Uma das alternativas mais procuradas tanto para quarto quanto para sala é o azul, que indica descanso, harmonia e tranquilidade. Por isso, uma excelente ideia é aplicá-lo nas paredes, no piso ou nos objetos de decoração, aproveitando a grande variedade de tons disponíveis e a sensação de aconchego que ele oferece.

cores para casa
Projeto: Daniela Marques Arquitetura

Além disso, a cor azul também é capaz de transmitir serenidade e favorecer atividades intelectuais e meditação, sendo ótima para cantinhos especiais, como o espaço da escrivaninha no quarto ou mesmo o home office.

cores para casa
Projeto: Zark Studio Lab

Cozinha e banheiro

Nas cozinhas, o mais comum é o uso de cores neutras, como branco, bege, preto, cinza e marrom, que são fáceis de combinar com diferentes estilos de decoração e podem estar presentes tanto no piso e no revestimento, quanto nos móveis e eletrodomésticos.

Caso a intenção seja dar mais destaque ao ambiente, vale a pena considerar uma composição de tons neutros com outros mais marcantes, como o vermelho, por exemplo, que aguça o paladar e pode potencializar o prazer nas refeições.

cores para casa
Projeto: Nataly Santos

No geral, é importante que o piso e o revestimento da cozinha sejam fáceis de limpar e resistentes à umidade. Por isso, é possível investir, por exemplo, em piso de porcelanato e pastilhas vermelhas na parede.

Já nos banheiros e lavabos, uma cor interessante é o amarelo, ideal para ambientes escuros ou sem janela, porque dá uma sensação de luminosidade. 

cores para casa
Banheiro Amarelo com Porcelanato que Reproduz Mármore Galileu Crema Portobello

A cor pode estar presente no cômodo em itens como toalhas, porta-sabonete, objetos de decoração, no revestimento para paredes ou nos detalhes do piso, que pode ser de porcelanato. 

Áreas externas e fachadas da casa

Nas áreas externas, os tons terrosos criam um estilo moderno e rústico, transmitindo conforto e estabilidade. Invista na decoração com pisos cimentícios, que reproduzem amadeirados, de pedras naturais ou porcelanatos.

Vale ainda fazer uma composição com a cor verde, que pode estar presente em plantas naturais ou até mesmo em revestimentos de parede.

Para a fachada da casa, as possibilidades são inúmeras. Quem procura um estilo mais clássico e, ao mesmo tempo, com um toque natural, pode mesclar tons claros, como branco, com flores e plantas.

cores para casa
Casa Vogue Experience

No entanto, é possível também criar uma fachada mais urbana e moderna, com um design que valoriza linhas retas e cores como cinza, que pode estar presente no porcelanato retificado, por exemplo.

cores para casa
Projeto: Ocah Arquitetura e Engenharia

O que achou das nossas ideias de cores para casa? Agora é só colocá-las em prática para criar ambientes inspiradores e renovar seu lar!

Parceria: Leroy Merlin

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cores para casa: veja tonalidades para cada a...

Cores para casa: veja tonalidades para cada ambiente

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Embora , não tenha no momento a intenção de renovar o meu apartamento, li e reli este artigo com muita atenção pois sou amante de cores. Desde criança, a cada ano, na renovação do material escolar o que mais me encantava era a caixa de lápis de cor. E esta paixão pelas cores me acompanha até hoje. Por isso achei as sugestões da autora do artigo muito úteis.

  2. Amei a reportagem. Decoração e desing é tudo de bom pra quem gosta de tudo combinado com bom gosto. Parabéns.

  3. Li o artigo achei muito interessante teressante gostei muito minha dúvida devo pi tarde o texto branco ou da cor da parede

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies