10.01.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquitetura hospitalar e a influência na saúde e bem-estar do paciente

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.01.2020
Saiba como a arquitetura hospitalar pode influenciar de forma positiva a saúde e recuperação do paciente, familiares e colaboradores dentro da instituição!
minutos de leitura

Nos últimos anos, a arquitetura hospitalar passou por grandes mudanças. Contudo, já é de longa data que tais projetos arquitetônicos visam melhorar a saúde e bem-estar dos pacientes em seu espaço.

Florence Nightingale já pensava nisso enquanto cuidava dos enfermos na guerra da Crimeia, em 1853. Visando conceitos como ventilação, iluminação e higiene, a enfermeira pioneira estabeleceu um novo modelo de espaço de internação. Dessa forma, inspirando a divisão clínica dos hospitais.

O conceito de alocação de pacientes, como conhecemos atualmente, na Terapia Intensiva nasceu em 1854 por meio de  Florence Nightingale (Imagem: AMIB)
O conceito de alocação de pacientes, como conhecemos atualmente, na Terapia Intensiva nasceu em 1854 por meio de  Florence Nightingale (Imagem: AMIB)

Esse padrão é utilizado e aperfeiçoado ainda nos dias atuais com o objetivo de desenvolver espaços funcionais que auxiliem na recuperação do paciente e ainda promovam comodidade de familiares e colaboradores.

Curiosidades à parte, o post de hoje foi desenvolvido para que você entenda como a arquitetura hospitalar pode ajudar não só no bem-estar, mas também na saúde e melhora do paciente. Acompanhe!

O avanço da arquitetura hospitalar

O avanço na área da saúde é constante, evoluindo diagnósticos e tratamentos, além de desenvolver procedimentos mais efetivos. A arquitetura hospitalar está ligada diretamente à prevenção e promoção da saúde. Assim, tornando-se uma grande influência na recuperação do paciente.

Antes considerados frios e impessoais, é preciso destacar que os ambientes hospitalares transmitiam a sensação de distância e insegurança ao paciente e familiar, focado em higiene e tecnologia.

No entanto, a arquitetura pós-moderna foi responsável por apresentar uma visão humanizada e acolhedora. Assim, criando espaços confortáveis e aconchegantes até mesmo para os profissionais de saúde.

Arquitetura pós-moderna foi responsável por apresentar uma visão humanizada e acolhedor do ambiente hospitalar (projeto: Lilian Caputi)
Arquitetura pós-moderna foi responsável por apresentar uma visão humanizada e acolhedor do ambiente hospitalar (projeto: Lilian Caputi)

Fatores influentes na arquitetura hospitalar

São inúmeros os fatores que têm influência direta na saúde, bem-estar e recuperação do indivíduo por meio da arquitetura hospitalar. Conheça os principais que contribuem positivamente no processo.

Iluminação

A iluminação é um fator que atua no equilíbrio psicofisiológico dos pacientes. Assim, como as cores, é capaz de promover a humanização do ambiente levando sensação de aconchego e melhorando o humor e processo de recuperação.

A iluminação faz toda a diferença no processo de cura dos pacientes (Projeto: Sidnoia Porto)
A iluminação faz toda a diferença no processo de cura dos pacientes (Projeto: Sidnoia Porto)

Cores e decoração

Além da iluminação, as cores de um ambiente têm ação direta no humor das pessoas. Hospitais e centros de saúde sempre buscaram cores frias, representando higiene e neutralidade.

Com a modernização da arquitetura hospitalar, os tons neutros utilizados deram espaço para cores mais alegres, com tons quentes que promovem o bem-estar. Junto dessa mudança, o revestimento e a decoração foram introduzidos de forma especial.

Em hospital para crianças, tons neutros deram espaço para cores mais alegres que promovem o bem-estar (Projeto: Melissa Fazolino)
Em hospital para crianças, tons neutros deram espaço para cores mais alegres que promovem o bem-estar (Projeto: Melissa Fazolino)

Quadros, luminárias e outros estilos de móveis são utilizados para diminuir a sensação de impessoalidade e ainda proporcionar ao paciente e familiar a percepção de acolhimento. Novos revestimentos foram introduzidos para realçar os olhares e levar a ideia de conforto e sofisticação também neste ambiente.

Ventilação

Além de proporcionar conforto e bem-estar, a utilização de áreas e fachadas com ventilação natural tem grande importância. A renovação constante do ar presente no ambiente auxilia no combate às infecções e transmissão de doenças por meio da incubação de microrganismos presentes na atmosfera.

Em casos de doenças transmissíveis, o isolamento também é criado de forma segura e eficaz, com o objetivo de permitir a recuperação do paciente sem que ocorra o contágio de outros, assim como da equipe e ainda permite que o indivíduo se sinta confortável e assistido sem se sentir excluído.

Conforto térmico

Fator não tão perceptível aos olhos de pacientes e familiares dentro de uma instituição, o conforto térmico é fundamental para a arquitetura hospitalar. A temperatura é variada conforme a clínica, sendo utilizada para preservar aparelhos, diminuir a proliferação de vírus e bactérias. Consequentemente, auxiliando no quadro clínico dos pacientes e também no conforto.

Ergonomia

A arquitetura hospitalar também visa promover o bem-estar e preservação da saúde do colaborador. Pensando nisso, o tempo que o profissional de saúde passa dentro do ambiente de trabalho passou a ser uma preocupação.

Resultando na criação de postos de trabalhos ergonômicos que facilitam o acesso à clínicas e leitos. Essa medida melhora o desempenho, diminui as taxas de absenteísmo e influencia diretamente na assistência ao paciente.

Acessibilidade

Hospitais e clínicas são ambientes que devem estar preparados para receber pessoas com as mais diversas necessidades, desde básicas até específicas. Estes ambientes devem zelar pela saúde, comodidade e acessibilidade dos que ali estão, sejam jovens, crianças, adultos ou idosos em suas diferentes condições, como uso de muletas, cadeira de rodas e outros.

Hospitais e clínicas devem estar preparados para receber pacientes com as mais diversas necessidades, desde básicas até específicas (Imagem: flickr)
Hospitais e clínicas devem estar preparados para receber pacientes com as mais diversas necessidades, desde básicas até específicas (Imagem: Flickr)

Sustentabilidade

Ainda que seja pequena, a instituição hospitalar pode adotar medidas de preservação do meio ambiente criando uma estratégia adequada, afinal, mesmo que mínimas, ações sustentáveis sempre podem surtir grandes efeitos.

O Design Biofílico pode ser uma boa pedida nesse caso. Pois, ele explora a sustentabilidade de uma forma inovadora para criar ambientes naturais que melhoram a saúde e bem-estar. Temos como exemplo o  Hospital Khoo Teck Puat, em Cingapura, que integrou mais de 700 espécies nativas de plantas e árvores aromáticas à estrutura e arredores da construção.

Design Biofílico também pode ser aplicado à arquitetura hospitalar melhorando a saúde e bem-estar (Imagem: Youtube)
Design Biofílico também pode ser aplicado à arquitetura hospitalar melhorando a saúde e bem-estar (Imagem: Youtube)

O Hospital Khoo Teck Puat (foto acima) ganhou vários prêmios por sua arquitetura. Entre eles, o Prêmio de Design Biofílico do International Future Living Institute.

Iniciativas como a implementação de torneiras automáticas e vasos sanitários com sistema de caixa acoplada também podem proporcionar grande economia de água, além de contribuir para a diminuição da propagação de microrganismos. Outra medida que afeta diretamente a saúde diante da arquitetura hospitalar, é o planejamento adequado para o descarte de lixo hospitalar.

Olhar humanizado na arquitetura hospitalar

Os atuais projetos da arquitetura hospitalar são elaborados criando novos conceitos de uso para os ambientes, com jardins e áreas verdes que tornam a estadia do paciente mais leve, auxiliando na sua recuperação e livrando-o da sensação de estar isolado do restante do mundo.

Você pôde perceber que a arquitetura hospitalar influencia diretamente na saúde e bem-estar de pacientes, familiares e colaboradores da instituição, ajudando na recuperação, qualidade de vida e promoção à saúde. Por esse motivo, é essencial que o ambiente siga estes conceitos com a finalidade de evitar agravos ao quadro do paciente e proporcionar uma boa recuperação.

Agora que você sabe como a arquitetura hospitalar pode ajudar na saúde e bem-estar do paciente e a influência das cores neste segmento, que tal conhecer também o papel das cores para a construção de um ambiente sofisticado?

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura hospitalar e a influência na sa�...

Arquitetura hospitalar e a influência na saúde e bem-estar do paciente

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito interessante o conteúdo, estou fazendo meu TCC sobre arquitetura hospitalar e gostaria de citar informações desta publicação, como posso referenciar?

    1. Olá, Bárbara,

      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo, ele é feito a partir de uma compilação de outras fontes.
      Pode referenciar como site Archtrends Portobello.

      Abraços,
      Equipe Archtrends Portobello

  2. Boa noite tudo bem , sou estudante de arquitetura e urbanismo e vou projetar um hospital com tema de TCC , qual dica voce me daria

  3. Olá, Roberto!

    Que tema interessante! Então além de você analisar este post sobre arquitetua hospitalar, também recomendamos ver o post:

    Conheça o potencial de usabilidade do porcelanato em hospitais e ambientes de saúde
    Porcelanato é bom para manter a higiene e limpeza do seu lar
    Arquitetura hospitalar e a influência na saúde e bem-estar do paciente
    Contemporâneo para o conservador

    Além de falar com algum desses arquitetos que projetaram hospital.

    Sucesso!
    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello
    Equipe Archtrr

  4. Indiretamente essa resposta me ajudou muito, também tenho como tema do meu TCC “Arquitetura para saúde” e busco essa humanização dos ambientes hospitalares! Obrigada pela matéria excelente!!!

  5. Olá, Lidiane!

    Ficamos felizes que ajudou e desejamos sucesso no seu TCC!

    Continue nos acompanhando 🙂

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies