05.02.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

AESOP inova com atmosfera de design exclusivo em lojas ao redor do mundo

calendar-blank-line
05.02.2018
As empresas de cosmético estão em uma constante luta para atrair consumidores e manter a sua fidelidade. Diferente de muitas delas, a Aesop aposta no retail design e no “look & feel” de suas lojas para conquistar esses clientes e conservar uma identidade forte da marca, usando diferentes projetos de interiores em cada ponto de venda. Confira abaixo!
minutos de leitura

Aesop é uma empresa de cosméticos, uma marca para cuidados com a pele, cabelo e corpo. Foi fundada em 1987 em Melbourne, na Austrália, por um ex-cabeleireiro chamado Dennis Paphitis. Ela conta com artigos de beleza com embalagens de design minimalista e preza a qualidade e a simplicidade dos ingredientes, investindo em tecnologia.

Foge completamente do padrão das marcas convencionais, para as quais o branding e a propaganda voltam seus olhares. As embalagens são simples e padronizadas para todos os itens, focando no que é realmente importante: a qualidade dos produtos que são feitos a partir de ingredientes naturais.

O crescimento e o êxito da marca foram tão grandes que, hoje em dia, ela se tornou global e conta com lojas físicas em diversas partes do mundo: Nova York, Londres, Hong Kong, Paris, Tóquio, Estocolmo e, recentemente, também em São Paulo.

Mas o ponto principal da marca é a experiência de varejo que ela proporciona. Cada loja apresenta um “look & feel” diferente, trazendo um storytelling único para os visitantes e criando uma atmosfera exclusiva para o estabelecimento. Isso quebra o conceito de que as marcas devem sempre ter a mesma identidade para se fixarem na mente dos consumidores.

Além do design distinto, cada uma delas é inspirada na cultura, no entorno e na localização de onde estão implantadas. A empresa de cosméticos contrata diferentes arquitetos do mundo inteiro para atingir um design inovador e com fortes características locais.

Confira aqui algumas delas!

Aesop por Snøhetta – Londres

Situada no bairro de Chelsea, em Londres, essa loja com 108m² é uma das mais recentes inauguradas e foi projetada pelo estúdio de arquitetura norueguês Snøhetta. A coluna no meio do ambiente ganha destaque por seus arcos vermelhos que se expandem pelo teto.

aesop_londres
Detalhe da coluna com arcos na loja de Chelsea, em Londres (Foto: reprodução do site Snøhetta)

Aesop por Einszu33 – Munique

Projetada pelo estúdio de arquitetura, design e comunicação Einszu33 com sede em Munique, essa loja tem o conceito brutalista, fazendo um contraste entre o concreto aparente e os painéis de veludo nas paredes. Os produtos são livremente expostos em prateleiras vazadas com estrutura em bronze.

aesop_munique
Vista principal da loja de Munique (Foto: reprodução do site Einszu33)
aesop_munique_detalhe
Detalhe dos painéis de veludo e uma prateleira embutida para exposição de produtos (Foto: reprodução do site Einszu33)

Aesop por March Studio – Paris

Localizada na famosa rua Saint-Honoré, em Paris, e projetada por March Studio, o foco principal dessa loja é o revestimento feito com diferentes níveis de tábuas de madeira. Ele cria uma textura para a parede e, ao mesmo tempo, prateleiras para expor os cosméticos.

aesop_paris
Detalhe da textura da parede que também expõe produtos na loja em Paris (Foto: reprodução do site March Studio)

Aesop por Dimore Studio – Milão

Com apenas 35m², essa loja foi feita em colaboração com o estúdio italiano Dimore. Ela foi toda coberta por materiais azul-turquesa (tinta e porcelanato), revestindo as paredes e fazendo a exposição dos produtos com uma pegada vintage-industrial.

aesop_milão
Vista principal da loja em Milão (Foto: reprodução do site Dimore)
aesop_milão2
Detalhe da parede de exposição dos produtos (Foto: reprodução do site Dimore)

Aesop por Schemata Architects – Tóquio

Já a loja Aesop no distrito de Ginza em Tóquio, no Japão, foi projetada pelo estúdio de arquitetura japonês Schemata. Mantém totalmente o estado "cru" dos materiais do seu interior: tijolo à vista, concreto aparente e vigas de madeira que fazem os nichos de exposição dos produtos.

Empresa de cosméticos
Vista principal da loja em Ginza, Tóquio (Foto: reprodução do site Retail Design Blog)
Empresa de cosméticos
Detalhe das vigas de madeira e tijolo aparente para expor os produtos (Foto: reprodução do site Retail Design Blog)

Aesop por Fernando e Humberto Campana – São Paulo

Finalmente, a Aesop em São Paulo. Localizada nos Jardins, foi projetada pelos irmãos Campana. Usa principalmente a forte influência dos cobogós da arquitetura brasileira, deixando esse elemento aparente, junto com o concreto, para construir os móveis e paredes do espaço.

Empresa de cosméticos
Entrada da loja Aesop em São Paulo (Foto: reprodução do site Super Future)
Empresa de cosméticos
Detalhe das bancadas feitas com base em cobogós e concreto aparente (Foto: reprodução do site Super Future)

Uma marca nada convencional, a Aesop faz o seu marketing por meio de espaços de design únicos, experiências aromáticas e produtos que misturam ingredientes naturais com ciência e tecnologia. Usa da influência de grandes arquitetos locais para gerar informação e propaganda da marca para os consumidores.

E, por mais que cada loja tenha sua identidade, todas elas formam um conjunto interessante, enfatizando o conceito inovador da marca.

E você, já conhecia a Aesop? Teve a oportunidade de visitar alguma dessas lojas? Deixe seu comentário contando tudo para a gente!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

AESOP inova com atmosfera de design exclusivo...

AESOP inova com atmosfera de design exclusivo em lojas ao redor do mundo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies